segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

“Flor Bela Lobo”


“Flor Bela Lobo”

F lor nasce 8 de dezembro de 1894 se chamando Flor Bela Lobo
L inda poetisa traz reação negativa para sociedade quando entra para
O curso primário em 1899 sendo um das primeiras mulheres a cursar o secundário
R econhecimento merecido somente após sua morte trágica em 8 de dezembro

B ela poetiza passa a assinar Flor d’Alma da Conceição Espanca
E m 1903 com sete anos escreve primeiro poema - A Vida e a Morte
L iceu de Évora onde ingressa e permanece até 1912 onde fez o curso secundário
A lberto Moutinho era seu colega de estudos e casa-se em 1913, com dezenove anos

L evar a vida como queria sempre foi impedida suas idéias eram avançadas para a época
O Projeto Trocando Olhares coletânea de 88 poemas e três contos lançado em 1915
B onita e charmosa era modelo favorita de seu pai para as fotografias
O Diário do Último Ano escreve: “e não haver gestos novos nem palavras novas.”
(Graciela da Cunha)
08/12/08
(Homenagem a Florbela Espanca)


P.S.: Florbela Espanca
Tornou-se eterna essa grande poeta, suas palavras dobraram o tempo…
78 anos sem você e ainda estás aqui e aqui ficará para sempre….
Florbela encerra seu Diário do Último Ano de 1930 com a seguinte frase: “… e não haver gestos novos nem palavras novas.” Suicida-se no dia de seu aniversário em 8 de dezembro.

Publicado no Recanto das Letras em 08/12/2008
Código do texto: T1324758

5 comentários:

  1. É a primeira homenagem em forma de acróstico para Florbela que eu vejo! Muito bem!

    Isto é o que eu chamo de uma corrente do bem! Como é que se poderia chamar uma iniciativa que enche de poesia a blogosfera? Aqui está uma excelente oportunidade para que todos conheçam um pouco mais sobre a genial Florbela Espanca.

    Eis um trecho de "Ser poeta", de Florbela:

    "Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
    Do que os homens! Morder como quem beija!
    É ser mendigo e dar como quem seja
    Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!"

    Parabéns a todos que estão participando!

    Sensata Paranóia

    ResponderExcluir
  2. Estou muito feliz de poder participar dessa iniciativa. Pouco conhecia de Florbela mas o pouco que conhecia me apaixonei, agora que muito conheço minha paixão maior ficou!
    Parabéns pela participaçãp!

    ResponderExcluir
  3. Estou muito feliz de poder participar dessa iniciativa. Pouco conhecia de Florbela mas o pouco que conhecia me apaixonei, agora que muito conheço minha paixão maior ficou!
    Parabéns pela participação!

    ResponderExcluir
  4. *****

    Vim conhecer seu espaço e deixar um abraço! Gostei muito!
    Linda homenagem à amada poetisa! Muito original! Parabéns!
    Também participei com meus blogs. Ontem devido congestionamento não consegui visitar os blogs participantes da Blogagem Coletiva, que foi um sucesso!
    Tenha uma ótima semana!

    Sintonias do Coração

    ETERNOS SONHARES

    Coisas da Helô ©


    *****

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e volte sempre!!
Me alegra
Graciela da Cunha